Razões para o seu negócio ter um aplicativo.
Razões para o seu negócio ter um aplicativo.
Se você acha que os aplicativos são recursos apenas para as
grandes marcas como Americanas, Magazine Luiza e NetShoes, você está errado. Cada vez mais as
pequenas e médias empresas estão seguindo a tendência, entendendo que uma
estratégia mobile eficaz envolve mais do que apenas um site responsivo.
Na verdade, irá perceber que diversas pequenas empresas que
interagem com você em seu cotidiano possuem o seu próprio aplicativo –
seja no consultório médico ou o centro de spa de beleza. Essas
empresas estão à frente do jogo quando se trata de evoluir o seu marketing
para o próximo nível.
Você, pequeno ou médio empreendedor, caso ainda não tenha
certeza por que deveria ter seu aplicativo, aqui estão sete razões principais de
ir por este caminho, mais cedo ou mais tarde. (Por bem ou por
mal)
Primeira razão: seja visível para os clientes
em todos os momentos.
As estatísticas mostram que o brasileiro gasta mais de 3 horas e meia por dia em seu dispositivo móvel.
Embora apenas um número limitado de
aplicativo componha a maior parte deste consumo total, isso não muda o
fato de que cada usuário tem um tempo livre entre alternar de um aplicativo
para o outro. Estar “no caminho” pode ser uma vantagem para a sua empresa, como
a nossa mente faz inconscientemente gravar cada imagem e texto (ou ícone do
aplicativo bem projetado!) que vem transversalmente – mesmo se isso acontecer
despercebido, como uma notificação push por exemplo.
Segunda razão: criar um canal de marketing
direto
Aplicativos possuem muitas funcionalidades: podem fornecer
informações gerais, preços, formas de reserva, recursos de pesquisa, contas de
usuário, mensageiros, feeds de notícias, conteúdos exclusivos e muito mais.
Um dos maiores benefícios de ter um aplicativo móvel é que todas as informações
que você gostaria de oferecer aos seus clientes – incluindo vendas e promoções
especiais – estarão na ponta dos dedos. Através de notificações
push você terá uma interação
mais direta, podendo facilmente lembrar os clientes sobre seus produtos e
serviços sempre que fizer sentido.
Terceira razão: fornecer
valor aos seus clientes
Falando sobre informações ao alcance da mão, pode-se
disponibilizar de forma fácil, o seu tradicional sistema de
incentivos e pontos fornecidos ao seus clientes.
Por exemplo, ao invés de ficar com o velho cartão de pontos,
você pode criar um ambiente dentro do aplicativo para que seus clientes possam
acompanhar as recompensas e bônus. O resultado? Mais downloads e mais
retorno dos clientes.
Quarta razão: construir
marca e reconhecimento
Um app para o seu negócio pode contribuir muito para o
reconhecimento da sua marca. Vamos dividir este tópico em dois aspectos, a
combinação que fará com que a sua aplicação seja um verdadeiro vencedor:
- Brand: um
aplicativo móvel é como um outdoor. Você pode fazer o que quiser com ele.
Você pode fazê-lo tradicional, funcional, chocante, ou informativo. Mas o
que você realmente quer fazer é criar um aplicativo que tenha
características que seus clientes vão adorar, e ao mesmo tempo,
seja bem marcante e bem planejado.
- Reconhecimento: quanto
mais você tiver clientes envolvidos com o seu aplicativo, mais cedo
eles estarão inclinados a comprar o seu produto e/ou serviço.
Na publicidade isso é chamado de “frequência eficaz“: como uma regra de ouro, ouvir e/ou ver a sua marca cerca de 20 vezes é o que vai levá-lo realmente a comprar.
Quinta razão: melhorar o
envolvimento com o Cliente
Não importa se você está vendendo flores ou serviços de spa,
seus clientes precisam de uma maneira de alcançá-lo. Ter um recurso de
mensagens dentro de seu aplicativo pode realmente fazer a diferença na
forma como você se comunica com seus clientes. Pense nisso: ao invés de ligar
para um restaurante com o intuito de reservar uma mesa, você pode
reservá-lo com menos de cinco toques em sua plataforma. Agora pense sobre
isso:
Quantos clientes preferem se comunicar com você através de texto
a através do telefone? Infelizmente o telemarketing criou uma barreira entre a
necessidade do cliente e o serviço oferecido.
Sexta razão: esteja fora da competição
Até o presente momento, são raras as pequenas empresas que
investem em aplicativos e este é o motivo onde você pode dar um
grande salto à frente dos seus concorrentes.
Seja
o primeiro em sua vizinhança a oferecer
um aplicativo móvel aos seus clientes.
Eles vão se surpreender com a sua abordagem e visão de
futuro!
Sétima razão: cultive a
lealdade do cliente
Por último, mas não menos importante, a razão mais importante
que você deve considerar na construção de seu próprio aplicativo é a fidelidade
do cliente. Com todo o barulho lá fora – banners na estrada, outdoors, sinais
luminosos, anúncios de jornal, folhetos, cupons, sites, banners de sites,
anúncios no Facebook, e-mail marketing – perde-se lentamente o nosso impacto
sobre os clientes por causa da imensa quantidade de publicidade que nos rodeia.
É o momento exato de estabelecer uma conexão verdadeira e
sincera com seus clientes e torná-los um amante fiel de seu produto e/ou
serviço. Não estou dizendo que um aplicativo móvel vai salvar o seu
negócio, mas pode ser uma maneira de ficar mais perto de seus clientes, sendo
apenas um “dedo” de distância em todos os momentos.
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