Sistema Android e iOS: quais suas principais diferenças?

Muito se discute a respeito de qual é o melhor sistema operacional para um smartphone. Os dois principais são o sistema Android, da Google, e o iOS, da Apple. Os dois dividem muito a opinião de usuários e cada pessoa tem mais afinidade com um deles.

 

Hardware do sistema

 

As diferenças do sistema Android para o iOS já começa no Hardware que é fabricado para cada um dos dois.

 

Os smartphones que vêm com o sistema Android podem ser fabricados por diversas marcas como: Motorola, LG, Samsung, entre várias outras. Os aparelhos então apresentam vários tamanhos, peso, funções e qualidade. Cada marca apresenta uma maneira de realizar a comunicação entre hardware e software.

 

Já a Apple apresenta o mesmo fabricante para todos seus aparelhos, variando apenas o modelo de escolha. Isso faz com que todos os aparelhos com sistema iOS apresentem comunicação entre hardware e software muito parecida. Assim o desempenho dos modelos com iOS será muito próximo.

 

Os aparelhos Android top de linha dessas marcas costumam ter o hardware melhores que as novidades da Apple. A Apple compensa esse fato com a comunicação homogênea entre hardware e software, justamente por tudo ser feito pelo mesmo fabricante.

 

Android-Manufacturers

 

Alguns preferem a variabilidade de aparelhos dos sistemas Android, o tamanho de telas e alguns gostam de certos fabricantes. Outros preferem a simplicidade e a qualidade de um iPhone.

 

Tempo de bateria

 

É uma comparação complexa de ser feita, pelo fato dos dois sistemas não possuir um hardware comum.

 

No Android é possível ver com o que a bateria está sendo utilizada, com quais aplicativos ela está sendo utilizada, o tempo restante, quanto foi gasto nas 3 últimas horas de uso. Desde a versão Lollipop o sistema Android já possui a ferramenta de economia de bateria. Já a partir da versão Marshmallow é possível otimizar a bateria para aplicativos.

 

Muita das marcas que fabricam Android oferecem uma ferramenta de economia de bateria própria, que permite ajustes na utilização quando atinge um certo nível de bateria. Alguns aparelhos ainda oferecem a opção de carga rápida, como a Qualcomm que promete 5 horas de bateria em 5 minutos de carregamento.

 

A Apple só introduziu a utilização mais detalhada da bateria no iOS 8, junto com o modo de economia de bateria. Como o sistema iOS é focado em extrair o máximo da bateria, muitos usuários reclamavam de sua duração. Devido a esses problemas, o iPhone 7 e 7 plus apresentou um aumento no tamanho da bateria, o que a fez durar mais. Mas não há nenhuma iniciativa de carregamento rápido até o momento.

 

Atualização do sistema Android e do iOS

 

Se analisarmos as versões do sistema operacional presente nos aparelhos que utilizam Android, poucos apresentam a última versão. De acordo com a Gadgets, sistema Android 7.0, está presente em cerca de apenas 5% dos aparelhos. Já os números do 7.1 são ainda menores, apenas 0,4% possuem a última versão. Já o Lollipop, que é o conjunto das versões 5.X, são os mais comuns com 32% de utilização.

 

Comparando com o sistema iOS, percebemos que os números da Apple são bem melhores em questão de atualização. Dados fornecidos pela própria empresa mostram que cerca de 80% dos dispositivos estão atualizados para o iOS 10. Já a versão anterior está presente em 16% e versões anteriores apenas em 5% dos aparelhos.

 

Isso acontece porque grande parte dos fabricantes de smartphones com sistema Android não se preocupam em atualizar os aparelhos. Ao adquirir um, você deve pesquisar sobre o modelo e o fabricante, procurando com qual frequência ele realiza atualizações. Já a Apple quando lançou o iOS 8, cerca de 50% dos aparelhos já haviam sido atualizados logo na primeira semana.

 

Desenvolvimento e seleção

 

O processo para criar um aplicativo e submetê-lo para cada uma das App Stores é diferente em cada um dos sistemas. Um aplicativo Android deve ser desenvolvido em uma linguagem específica. Aqui na Usemobile, nossos desenvolvedores Android utilizam o Java. O desenvolvimento de um Android é mais complexo pela quantidade de modelos de smartphone em que o app deve rodar.

 

Já um aplicativo para iPhone utilizamos a Swift. A programação é mais tranquila e assertiva em dispositivos iOS por ter poucos aparelhos e os programadores já entenderem bem como eles interagem com o software.

 

Mas as diferenças não estão apenas no processo de criação de um aplicativo mas também no de seleção. Ao se fazer um app, ele deve ser submetido a uma App Store, como a Google Play no caso do Android e a Apple App Store no iOS. O desenvolvedor também deve pagar uma taxa, que é de U$25 na Google Play e deve ser paga uma única vez, e de U$99 anualmente na Apple Store.

 

O processo de seleção também é bem diferente nas duas. Os termos da Apple são bem mais rigorosos para aprovação de um aplicativo, podendo levar muito mais tempo. Mas para ser aprovado o app passa por um eficiente processo de revisão, que deixa claro o porquê da aprovação ou da rejeição. Isso acaba sendo bom para os programadores, que acabam aprimorando suas habilidades de desenvolvimento.

 

Já para submeter o app para a Google Play Store é bem menos burocrático e o desenvolvedor tem muito mais liberdade de conteúdo que na Apple App Store. Aqui não há o processo de revisão tão rígido, não tendo o feedback tão eficiente quanto da Apple. A falta de rigor também pode levar seu aplicativo a ser aprovado sem oferecer uma boa experiência ao usuário.

 

Integração com outros dispositivos

 

Atualmente, com o avanço da internet das coisas, os smartphones não estão sendo mais utilizados sozinhos. Sincronização com desktop, tablets e wearables estão cada vez mais comuns.

 

Como já falamos anteriormente, a Apple fabrica os aparelhos iPhone, assim como os iPads, Apple Watch e Macs. Assim, a integração do sistema iOS do seu celular com qualquer desses dispositivos é bem melhor, já que todos são produzidos pelo mesmo fabricante.

 

Atender uma ligação pelo seu Apple Watch, visualizar um e-mail e começar a respondê-lo pelo seu iPhone e terminar no seu Mac é um processo muito simples. Tentar integrar um iPhone com um aparelho que não for da Apple é um processo bem complicado e, caso dê certo, algumas funções não funcionarão corretamente.

 

Já os aparelhos com sistema Android podem apresentar um pouco de dificuldade de realizar essa sincronização. Utilizar um smartphone da Samsung e tentar utilizá-lo de maneira a aproveitar todos os recursos junto a um relógio de qualquer outra marca pode ser um pouco complicado. Isso se dá pelo fato de cada marca usar uma programação diferente e cada uma ter sua peculiaridades. Mas a sincronização com marcas diferentes acontece melhor em dispositivos de sistema Android que em dispositivos iOS.

 

apple watch e samsung gear

 

Experiência do usuário

 

O sistema Android e o iOS vêm com propostas distintas sobre a experiência que cada um proporcionará ao seu usuário.

 

O Android vêm com uma proposta voltada para customização do smartphone pelo seu usuário. É possível ele mudar quase tudo no aparelho, principalmente nas telas de navegação iniciais. É possível colocar os ícones da forma que o usuário bem entender, assim como utilizar widgets para personalizar. Colocar relógios interativos, previsão do tempo, tocar músicas com um clique e vários outras possibilidades. Vários dos aplicativos Android possuem widgets para facilitar seu uso.

 

Já o iOS vêm com uma proposta de ser simples, apresentar um design elegante e uma experiência padronizada. Em todos os iPhones as usabilidades e funções são as mesmas, o que garante que o usuário saiba utilizar todas funções, independente do modelo. É possível mover os ícones dos aplicativos, mas não da mesma forma que o Android.

 

Os dois sistemas apresentam assistentes virtuais inteligentes, que conseguem executar várias funções por comandos de voz.

 

Segurança

 

Em questões de segurança, os aparelhos refletem a filosofia de cada uma de suas App Stores. Pelo fato do processo de aprovação de um aplicativo iOS ser muito mais rigoroso, burocrático e caro, eles são muito mais seguros.

 

Outro fato que faz com que o iOS seja mais seguro é o fato das atualizações para a versão mais recente estar presente na maioria dos aparelhos. Enquanto as Androids se estendem a uma pequena faixa de aparelhos.

 

O Android também possui um projeto de código aberto, que é possível analisar o código e modificá-lo para customizar. Mas isso o torna mais vulnerável, para que pessoas com conhecimento e de má índole desenvolvam malwares.

 

A discrepância entre os ataques é tamanha que o sistema Android sofreu cerca de 97% dos ataques em 2013, segundo a Forbes.

 

Afinal, qual é melhor?

 

ios android

 

O objetivo desse texto não é apontar um melhor ou pior. O sistema Android e o iOS são diferentes e cada um prefere de uma forma, tanto que temos devotos para os dois.

 

Na hora de decidir qual smartphone comprar, analise suas prioridades e preferências. Há excelentes aparelhos tanto com sistema Android e iOS, com tamanhos de telas diferentes e configurações.

 


Comentários (0)


Deixe um comentário